Programa de Saúde da Família ou PSF.

          Sua origem teve início em 1984, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica. Atualmente, o PSF é definido como Estratégia da Saúde da Família, ou ESF, pois não é mais um programa e sim uma estratégia para uma atenção primária à saúde, qualificada e resolutiva.

          A ESF, prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), que compõem as equipes de saúde da família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade. Cada equipe é responsável pela saúde de mil famílias. O grande avanço ocorrido foi a incorporação na equipe da ESF, de um dentista e um técnico odontólogo.

          Percebendo a expansão do Programa de Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reorganização da Atenção Básica no Brasil, o governo emitiu a portaria Nº 648 de 28 de março de 2006, que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, equidade, descentralização, integralidade e participação da comunidade, mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.





Fonte: Wikipédia e site do Ministério da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário