Educação para a paz, chega de violência!

Projeto: SASE (Serviço de Apoio Sócio-Educativo) – CECOJARE E ASCOBEV

Turmas envolvidas: CECOJARE – Faixa etária de 10 a 12 anos.

                                   ASCOBEV – Faixa etária de 12 a 14 anos.

Período de duração: 01 ano.

Justificativa:
          Este projeto visa contemplar os jovens e adolescentes que frequentam o SASE (Serviço de Apoio Sócio-Educativo) no turno inverso ao escolar, em razão da alta vulnerabilidade social e a violência escolar vem alcançando índices alarmantes em nossa sociedade, com proporções epidêmicas. Na região de Belém Velho e Jardim Renascença não é diferente, nossos jovens e adolescentes demonstram nas ações diárias as possíveis causas dessa epidemia: brigam e se ofendem, demonstrando assim a desestrutura familiar, apontando a fragilidade um do outro, as desigualdades sociais, disputando objetos como símbolo de poder.

          Essas ações sinalizadas pelos jovens são indicadores de que estão mais próximos de se inserirem no mundo do crime, marginalidade e drogadição. Como prevenção destas ações, pensamos ser necessário desenvolver um trabalho voltado para a cultura da paz, pois está comprovado que as entradas nas emergências dos hospitais da capital se dão cada vez mais por brigas, acidentes e desavenças, do que por enfermidades, provando que nossa sociedade está cada vez mais doente.

Objetivo Geral:
          Contribuir com o desenvolvimento de jovens e adolescentes num ambiente saudável, onde as discussões sirvam para o desenvolvimento social voltado para uma cultura de paz.

Objetivos Específicos:
- refletir sobre as questões que desestabilizam a paz;
- participar dos seminários e palestras que contribuam com a cultura de paz;
- identificar o que é bullying e seus efeitos nas relações interpessoais;
- investigar as conseqüências de um jovem infrator;
- pesquisar os direitos e deveres da criança e adolescente (ECA).

Metodologia:
- aulas expositivas dialogadas;
- palestras com a Brigada Militar e Posto de Saúde;
- construção de painéis;
- formação de grupos multiplicadores da cultura de paz;
- reflexão a partir de filmes e documentários;
- leituras sugeridas.

Avaliação:
          A avaliação será realizada processualmente através de 2 trabalhos e uma mostra dos conhecimentos em relação ao tema, tornando-se assim um agente multiplicador desta prática.

Referências:
Mcknight, John L.Saúde Comunitária numa favela de Chicago.
WWW.aids.gov.br/data/a educação que produz saude.pdf data;30/03/2010 – 23h40min

Disciplina: Educação e Saúde – Profª Nara
Alunas: Cristiane Barcelos Dias e Tânia Graziadei – PDN31