Programa Saúde na Escola – PSE

          É a integração das ações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. O objetivo principal do PSE é construir de forma compartilhada, os conceitos e diretrizes das escolas promotoras de saúde. O PSE procura desenvolver atividades de promoção da saúde voltada aos escolares, seus pais, comunidade do entorno da escola e profissionais da educação e também proporcionar atendimento médico e odontológico a este grupo.

          Procura identificar os problemas de saúde enfrentados pela comunidade escolar, identifica os principais temas a serem abordados na escola de acordo com as necessidades de cada ambiente escolar, propõe estratégias para minimizar os problemas detectados e desenvolve material didático para a abordagem dos principais problemas.

          O público-alvo do PSE são os alunos, as famílias dos alunos e a comunidade, que são atendidos através de prevenção de agravos e promoção da saúde. A prioridade do atendimento clínico é dos escolares, que são examinados anualmente, através do programa “Perfil de Saúde dos Escolares” e do “Censo Odontológico do PSE”, nos quais médicos e dentistas fazem a avaliação da saúde geral e bucal dos escolares, respectivamente, de modo a traçar o perfil clínico dos alunos e orientar a elaboração das políticas públicas de saúde e de atendimentos a serem adotados no ano seguinte. A equipe é multidisciplinar e conta com 01 pediatra, 01 médico clínico, 01 cirurgião dentista, 01 enfermeiro, 01 fonoaudiólogo, 01 psicólogo e, como apoio, 01 nutricionista e 01 assistente social.

          O Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, instituiu o Programa de Saúde na Escola (PSE), com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.





Fonte: Wikipédia, site do Ministério da Saúde e site do Ministério da Educação.

0 comentários:

Postar um comentário