Tipologias de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais

A escola de modo geral, vem tratando da educação de uma forma mecânica o que a torna executora de tarefas. Esse sistema não permite que a funcionalidade da escola tenha visibilidade, reforçando de forma negativa a utilidade dos conteúdos que se aprende na escola.

Este modelo de educação não tem serventia para o desenvolvimento da sociedade, já que a escola tem um papel fundamental na educação para a socialização . O que aprendemos não pode ficar retido apenas em cadernos, cartazes ou armazenados tecnologicamente. Devem ser assimilados , acomodados e compartilhados para a multiplicação de conhecimentos e principalmente para serem executados quando necessário, aprimorando as questões sociais para o exercício da cidadania para termos uma sociedade mais justa e livre.

Para promover este tipo de educação o professor deve ter em mente uma série de questões que sejam pertinentes para o desenvolvimento do exercício de sua prática. Por tanto, neste momento pontuarei os conteúdos conceituais,procedimental e atitudi-nal , e a sua importância neste processo.
Conceituais:são mais abstratos, eles demandam compreensão, reflexão, analise e comparação.
Procedimentais: envolvem ações ordenadas para realização de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, como : saltar, escrever com letra cursiva , desenhar, dirigir podem ser chamados de regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades.
Atitudinais:podem ser agrupados em: valores, atitudes ou normas. Dentre esses conteúdos podemos destacar como exemplo: a cooperação, solidariedade , entre outros.

Estes conteúdos devem estar relacionados com uma metodologia de trabalho didático vinculados ao conhecimento e informações que proporcione a reflexão da intenção do aprendizado ou seja , o conteúdo deve apresentar efeito na vivência do educando, fazendo as devidas relações.

Exemplo: professora de uma classe ensina seus alunos a cozinharem feijão.
Dica 1: escolha o feijão
Dica 2: lave o feijão muito bem esfregando os grão com o atrito das mãos
Dica 3: deixe o feijão de molho no minimo 4h
Dica 4: troque a água e coloque em uma panela de pressão por 20 min , só conte os minutos após a panela começar a chiar .
Dica 5: tempere a gosto
Bom apetite!!!

Observe o exemplo dado:
Se ficar somente no cartaz ou no caderno (conceitual) , não terá o mesmo sentido e nem o aprendizado será tão significativo quanto por em prática (procedimentais), e saborear discutindo os diferentes gostos(atitudinais), em relação ao tempero deste feijão.
No entanto podemos concluir que é fundamental que os conteúdos estejam interligados para promover a mediação dos conhecimentos através de uma metodologia didática que contemple a ação dinâmica dos conteúdos.

Cristiane Barcelos.

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